Lendo alguns livros sobre Política e Economia, busquei achar saídas para a nossa cidade - querida, sofrida, traída, preterida, esquecida, explorada e abandonada por muitos, que a cada dia vão embora por não encontrarem aqui emprego, estabilidade e segurança por dias melhores. Lages é uma das quatro cidades do Brasil com mais de 150 mil habitantes que não apresentou aumento populacional na última década. Ao contrário, houve decréscimo no número de lageanos.
A administração pública de Lages, nos últimos dez anos, mudou seu foco, esquecendo que o mais importante é o desenvolvimento das pessoas. E para isto acontecer faz-se necessário o investimento em emprego, renda e crescimento. Infelizmente, percebo que há muito foram abandonadas ações que dizem respeito à Políticas Públicas para as pessoas, com o objetivo de gerar emprego e renda.
Precisamos ter saídas para nossos problemas. Precisamos de uma Administração Pública focada em resolver os problemas dos lageanos. O principal deles é a falta de postos de trabalho. Necessitamos de mais postos de trabalho para atender os jovens que ingressam no mercado de trabalho a cada ano. Comparando Lages a outras cidades da região e do Estado, percebemos a nossa estagnação, a falta de investimento para gerar emprego.
Baseado em informações colhidas na leitura de livros do Prêmio Nobel de Economia de 2010, Peter Diamond (Estímulo é Remédio para Crise e Estímulo é Remédio Contra a Estagnação), podemos adotar algumas das suas sugestões. Adaptamos aqui algumas propostas como prioridades.
A receita de Diamond PARA REVERTER , o quadro instalado em cidades estagnadas como a nossa cidade, requer mudanças politicas e medidas que , por ora, quase não ecoam na administração. Pois estas politicas adotadas são demandas agregadas de forma inadequada, com uma falta de sincronia tota referentes aos principais problemas enfrentados pela população.
As prioridades das Prioridades, a curto prazo, para um período de no mínimo 4 anos. Com previsões de novos programas para, incrementar ainda mais investimento públicos no setor produtivo, gerador de Renda e mais Postos de Trabalho.
Prioridade nº 1: Geração de emprego e renda. Atenção especial às empresas já instaladas em Lages, e eventuais e potenciais investidores da cidade e da região.
Prioridade nº 2: Destinação de 10% da arrecadação do município para investimento em geração de emprego e renda. Hoje seriam 2 milhões por mês voltados a programas, empréstimos e investimentos;
Prioridade nº 3: Cursos de confecção e fabricação de artefatos de couro e tecidos;
Prioridade nº 4: Estímulos e ações para atrair novas empresas para Lages;
Prioridade nº 5: Gestão junto ao Governo Estadual para recuperação de Empresas, créditos especiais e investimentos específícos para, recuperar e as empresas já instaladas na cidade.
Prioridae nº 6º Capacitação e reciclagem de mão de obra com urgência, para o setor produtivo das atividades já existentes na cidade, e valorisação e atenção para segmentos produtivos culturais da cidade, exemplo qualificação de costureiras e operadores de maquinas de confecção, e cursos para produção de artefatos de couro, atividade altamente lucrativa e que faz parte da nossa cultura.
EMPRE GO RENDA EMPREGO RENDA EMPREGO RENDA EMPREGO RENDA EMPREGO RENDA ESTA É A NOSSA PRIORIDADE, DENTRE MUITAS MAIS A MAIS IMPORTANTE.